Vi använder kakor för att förbättra din spelupplevelse och för att analysera vår trafik. Vi delar också infomation om ditt användande av sajten på våra sociala medier, i annonser och för analasyspartners.
Detaljer OK
Vi använder kakor för att förbättra din spelupplevelse och för att analysera vår trafik. Vi delar också infomation om ditt användande av sajten på våra sociala medier, i annonser och för analasyspartners.
Detaljer OK
OmBlogGenerella reglerIntegritetspolicy

Pressmeddelanden - Introdução ao MRC - Parte VI

Introdução ao MRC - Parte VI

A Blazefp Magazine volta esta semana com a última parte da entrevista a Blazefp e Francisco Pires.
Para acabar esta série de Introdução ao MRC, decidimos que era justo mostrar as técnicas mais avançadas e complicadas, mas que não são totalmente necessárias para vencer corridas, especialmente em séries mais baixas.


CORRIDAS III (tempo molhado, técnicas avançadas e estratégias de pits):


Blazefp Magazine: Muito bem, esta entrevista já durou mais tempo do que o esperado, por isso e para acabar, falemos de técnicas mais avançadas do jogo. Como deve um engenheiro ajustar o carro para corridas chuvosas?

Blazefp: Ora bem, a afinação que recebemos do engenheiro de corrida não é má seja qual for o tempo, por isso desaconselho qualquer mudança a esta a não ser que tenham a total certeza do que estão a fazer e tenham alguma experiência de campo. Esta afinação extra não é necessária para vencer a maior parte das corridas, só aquelas onde correm os melhores do mundo, e mesmo assim...

Enfim, avisos dados, vamos ao que interessa. O que acontece com a chuva é que torna o solo mais escorregadio, o carro tem menos aderência e assim podemos ajustar a afinação de modo a tornar o carro mais seguro e mais rápido.

Não vou dizer exactamente como ajustar o carro para chuva, como é óbvio, em vez disso vou tentar mostrar-vos a lógica que sigo.
Se o carro não adere bem à estrada, não posso pôr as rodas a acelerar muito rapidamente e derraparem. Assim, as relações de mudanças não podem dar ao carro muita aceleração. E para aumentar a aderência pode-se aumentar a força aerodinâmica descendente ou aumentar o contacto dos pneus com o chão, pondo-los mais moles, etc.

Tempos molhados implicam, para além disto tudo, um carro mais estável. Por esta razão, as diferenças entre definições frontais e traseiras deve também ser aligeirada.

Também se deve ter em atenção que estas alterações não devem ser bruscas de forma alguma.

Francisco Pires: Há que se ter bastante cuidado com estes ajustes. Se feitos correctamente podem dar uma vantagem significativa ao piloto, mas se errarem, mesmo que seja por pouco, podem piorar o desempenho do carro e torná-lo mais propício a acidentes. Apenas gestores experientes se devem aventurar nestas áreas.


Blazefp Magazine: Certo, mas mesmo que o tempo esteja favorável, uma coisa é fazer 40 voltas com o tanque cheio, outra coisa é fazer 2 voltas com o tanque quase vazio.
Como é que esta diferença de peso afecta o desempenho do carro?

Blazefp: O pensamento é basicamente o mesmo: menos peso -> menos aderência -> compensa com a afinação.
A pressão dos pneus vai ser mais baixa, a relação de caixa mais longa, as asas mais acentuadas, etc.

Francisco Pires: Mas neste caso o ajuste tem de ser ainda mais leve, pois 52 litros (vamos supor que são 52 kg) equivalem a apenas um décimo do peso bruto do carro.

A repartição de travagem, que é um caso à parte, não deve mudar muito. Lembrem-se só que o carro deve travar mais nas rodas com mais tracção.


Blazefp Magazine: Parece-me haver várias opções disponíveis para estratégias de boxe nas corridas. Podem-nos explicar melhor em que consistem?

Blazefp: Em poucas palavras, deve-se cortar nas paragens na box para pistas estreitas e com poucas oportunidades para ultrapassar, como em Monte Carlo e em pistas curtas e rápidas, como qualquer oval.
É uma óptima escolha, no entanto, parar mais do que uma vez em corridas longas e/ou que comecemos numa má posição. Dá tempo para ultrapassar facilmente os mais lentos e pôr-nos de novo numa boa posição de ataque.

Francisco Pires: Convém estudar as corridas antes de se entrar nelas, ver uns vídeos onboard no youtube (o carro que usam é secundário), ver no relatório de corridas diferentes tácticas de diferentes jogadores e tentar perceber porquê e como resultaram.



Blazefp Magazine: Muito bem. Não vos vamos roubar mais tempo, bem sei que foi muito. Muito obrigado pela vossa disponibilidade e até à próxima.

Blazefp: Ora essa. Só espero ter conseguido ajudar. Até à próxima.

Francisco Pires: Yep, bastante tempo, mas se formos a pensar nisto a sério, dava para escrever um livro!

__________________________________________________________

E acabaram as sessões intensivas de esclarecimento de... bom, de tudo.
Esperemos ter-vos tirado, pelo menos, a maior parte das dúvidas mais pertinentes, se não, podem sempre perguntar aos entrevistados.

Até à próxima e mantenham o pedal a fundo.

on 2013-09-18 12:10:10 by blazefp
Gillas: 4 | Betyg: 1.73

Bästa pressmeddelanden

Italiano CIP stagione 58 - il riassunto
Nederlands Een nieuwe carrière
Español Lucha por la copa de naciones
English Erik Rosberg´s 5 Season Domination
Català Resum del 76è Campionat d'Espanya de Fórmula 4
Español Resumen del 76º Campeonato de España de Fórmula 4
Español Todo decidido en las Superbikes
Nederlands Rally, een nieuwe uitdaging.