Informacje prasowe - Portugueses pelo Mundo
Portugueses pelo Mundo
Esta temporada foi especialmente positiva para os portugueses. Pela primeira vez Portugal contou com a representação de 7 pilotos no top100, feito inédito na história do MRC.
Desde há muito tempo que temos portugueses em posições elevadas, mas esta é a primeira época que levamos 7 portugueses para as tabelas principais.
Eis como se estão a sair nas suas respetivas séries
F2 World Series:
Aqui participou o piloto melhor classificado de Portugal - o Fabrício Cruz (Bornelas). A estrela portuguesa continua a brilhar entre os melhores e esta temporada arrecadou o 3º lugar da série mais alta de F2 batendo ex-pilotos de F1 como Angela Merkel e Facundo Fernandez e foi ultrapassado apenas por Jonas Gudas, o nr1 de Inglaterra, e Oleg Petrov, campeão da Rússia.
Para além do Fabrício, também contamos com a presença do Rui B. Martins (Toturi) e a sua inabalável série de azar. Depois de ter conseguido um 2º lugar com 204 pontos na temporada 10 na mesma série, uma quantidade aparentemente infindável de má sorte limitou-o ao 16º lugar com apenas 53 pontos. Mais curioso ainda é o antigo campeão da série, o carismático italiano Peppo De Peppis, ser atingido pelo mesmo azar e não conseguir melhor do que um 10º lugar. Para ambos apenas um percalço na sua carreira, tenho a certeza que vao voltar mais rápidos que nunca na próxima temporada.
Indy Jr USA Series:
Uma primeira tentativa para o piloto júnior José Pedro Lamy (Blazefp) de apenas 21 anos que até nem correu muito mal. Depois de passar uma estadia em 1º lugar a meio da temporada, viu os 2 lugares mais altos escorregarem-lhe das mãos e acabou em 3º depois de uma má ultima corrida. Apesar de tudo, excelente resultado numa série tão alta para um piloto tão novo.
F2 Europe Series:
A representar-nos nesta série tão conceituada esteve o piloto veterano Luís Custódio (LVader), e ao acabar em 2º lugar pode-se dizer que representou bem os portugueses. Bateu uma data de pilotos veteranos, entre os quais Kimi Räikkönen e Mato Durinda. Isto tudo depois de faltar às primeiras 4 corridas, resultado deveras impressionante.
F2 SA Series:
Ainda numa posição bastante responsável ficou Serg Stan (werwolfserj) ao acabar em 5º na F2 da América do Sul.
F2 NA Series:
Nomes como R. Grosjean Jr (do gestor SatF1, ex-gestor do lendário Romain Louis Grosjean) ou D. Novikov (Somebodystopme, o orgulho russo) não assustam o Johnny da Costa Jr (Tigerman) que já se bate com os melhores gestores. Todos os pilotos referidos têm idades semelhantes mas dois deles são geridos por managers que já tiveram pilotos no 1º lugar mundial durante muito tempo, era de esperar que quando alguém os reconhecesse numa série fugiria a sete pés, mas fugir não está no sangue do Tigerman e por isso assim inscreveu o seu piloto na série. Ficou distante do Grosjean Jr mas bateu outros nomes como Monty Semprimi, Novikov e Ray Striver, conseguiu o 2º lugar da F2 NA series bem seguro apesar dos claros obstáculos e tudo isto com apenas 21 anos. Um piloto a estar atento de facto.
F2 Ásia Series:
Mais um piloto português a destacar-se numa série de F2 continental é o Pedro Monteiro (NDakota). Apesar de ser o seu primeiro piloto principal, o gestor NDakota mostra que já percebe da coisa e ultrapassou Samuel Kopsa e Maksim Galimov para acabar esta série em 2º lugar. Cheguei a mencionar que o Pedro Monteiro também só tem 21 anos?
F3 África Series:
Para completar basta apenas mencionar o piloto Nuno Henriques (tents) que conseguiu um respeitável 3º lugar.
E como é que vamos estar na temporada 12? De resultados não vos posso adiantar como é óbvio, mas posso dizer quais e quantos portugueses estão previstos estar nas séries mais altas:
NASCAR: Rafael Rato (Rafarato)
F2 World Series: Fabricio Cruz (Bornelas); Luís Custodio (LVader); Rui B. Martins (Toturi)
Indy Jr USA Series: José Pedro Lamy (Blazefp)
Indy Junior International Series: Francisco Negreiros (fmnegreiros)
F2 Europe Series: Johnny Da Costa Jr (Tigerman)
F2 Ásia Series: Pedro Monteiro (NDakota); Nuno S. Duarte (Marafadopt)
F2 SA Series: Serg Stan (werwolfserj)
Vemos portanto muitos jovens pilotos portugueses a "desabrocharem" agora e penso que é seguro dizer que estes parecem estar a preparar-se para atingirem o ponto máximo português e ultrapassar o pico de rating de 3500 pontos estabelecido pelo ex-piloto Francisco Pires. O mais perto ainda é o veterano Fabrício Cruz, mas com 28 anos já não lhe resta muito sumo pela frente. Só o tempo nos dirá...