Comunicati Stampa - Tesla Fan Championship - Época 5
Tesla Fan Championship - Época 5
Terminou há poucos dias a 5ª edição do “Tesla Fan Championship”.
A vitória no campeonato foi para a “suspeita do costume”, Nádia Portocarrero venceu o seu 4º título mas desta vez foi um pouco mais difícil já que Manuel Vicente teve um início de campeonato perfeito e venceu as 2 primeiras corridas, o Manuel manteve a liderança até à corrida 5 mas depois de um período de corridas medíocres acabou por perder o comboio do título, serve a consolação de ter conseguido vencer a última corrida e com isso atingir o 2º lugar mesmo no fim. O outro piloto a vencer 3 corridas foi Maurício Cruz, teve um começo algo modesto mas entre as corridas 4 e 9 foi quem conquistou mais pontos mas acabaria por descer uma posição na última corrida.
No fim de contas a Nádia Portocarrero esteve um passo à frente dos outros, venceu apenas 3 corridas como os seus rivais mas terminou todas as corridas no pódio e conseguiu a pole position em metade das corridas. O Manuel Vicente recuperou até ao 2º lugar com 3 vitórias e 6 pódios, o Maurício Cruz terminou em 3º lugar com 3 vitórias e 5 pódios, estes 3 pilotos terminaram todas as corridas no top 10. Vasco Guerra esteve um passo atrás em 4º lugar, ele venceu uma corrida mas a desistência em 3 corridas selou o seu destino, já Matvey Sobolev terminou no 5º lugar à frente do veterano Johnny da Costa III que venceu a batalha dos veteranos terminando mesmo à frente do Bartolomeu Jarbas em 7º lugar. O Daniel da Silva Dias teve uma época algo apagada terminando em 8º lugar seguido de Bruno Dacosta em 9º e Jamie Thom que fechou o top 10.
Com o seu 4º título, a Nádia Portocarrero solidifica a sua posição como a piloto mais bem sucedida no Tesla-FC, ela lidera com 2169 pontos, 18 vitórias, 39 pódios, 44 top 5, 47 top 10, 20 poles, 19 voltas mais rápidas e claro, 4 títulos! Há apenas um recorde que é partilhado com outro piloto, o recorde de corridas terminada no top 10 que é partilhado com o Johnny da Costa III.
Foi também uma época muito interessante nos Sub-23, o Felipe Campolargo dominou com 6 vitórias mas as corridas 5 e 6 foram um desastre o que significou que Campolargo precisou de recuperar 58 pontos nas últimas 4 corridas! Parecia uma recuperação impossível uma vez que o Tomas Góis Rocha também estava a ter uma época forte nunca terminando fora do pódio até essa altura. No entanto a verdade é que o Campolargo venceu 3 das últimas 4 corridas, terminando a outra corrida em 2º enquanto que o Góis Rocha não voltou a vencer, terminou 2 vezes em 2º mas também em 4º e 5º nas outras corridas e com isso o título ficou decidido a favor de Felipe Campolargo!
É então o primeiro título de Sub-23 para o Felipe Campolargo, terminou 19 pontos à frente de Tomas Góis Rocha que terá ainda mais uma oportunidade para chegar ao 3º título no Tesla-FC. O outro piloto a vencer corridas foi o nosso 3º classificado Huguinho Silva que venceu 2 corridas e terminou 5 delas no pódio. Visvaldis Cels terminou em 4º lugar com 3 pódios à frente do campeão da época 2, o Cameron McPherson que terminou no pódio por 4 vezes. O melhor estreante foi Noé Nogueira que saiu por cima de uma interessante batalha com a Yolanda Carrapatelo, ambos terminaram à frente do outro por 5 vezes mas o Noé conseguiu melhores resultados nas corridas mais caóticas o que valeu 2 pódios e isso fez a diferença no final. O 8º lugar foi para o Miguel de Monteiro à frente do Valdemiro Jarbas em 9º e finalmente Kilanji Aeon fechou o top 10, o estreante de 18 anos também conseguiu um pódio surpresa.
Na tabela dos recordes, Tomas Góis Rocha domina mas há concorrência forte, ele tem mais pontos conquistados (1998), mais top 5 (41), mais voltas mais rápidas (18) e é o único piloto a repetir um título de Sub-23. O Cameron McPherson é ainda o piloto com mais pódios, 36 no total enquanto o Felipe Campolargo é agora o piloto com mais poles após esta época dominante, ele tem 16 poles contra 15 para o Góis Rocha.
O Cameron McPherson vai agora dizer adeus á categoria Sub-23 mas os outros competidores vão ainda poder correr na categoria Sub-23 para a próxima época, será que o Tomas Góis Rocha regressa ao top e ganha um 3º título out talvez o Felipe Campolargo repete o seu título ou então outro rival emerge! Na classe principal a Nádia Portocarrero deverá manter-se como a grande candidata ao 5º título mas os seus rivais mais jovens vão com certeza tentar chegar ao título!
A classificação e as estatísticas do campeonato podem ser consultadas aqui.