Újság - Época de desilusão para Manuel Vicente
Época de desilusão para Manuel Vicente
Na sua segunda época na série TCS Europe, Manuel Vicente partia com aspirações de melhorar o 8º lugar alcançado na época anterior. Tendo trabalhado essencialmente na parte mental do seu treino, esperava-se maior concentração do piloto nas corridas, evitando erros que lhe tinham causado algumas perdas de pontos no ano transato. Contudo, e contra as expetativas, Manuel Vicente mostrou-se mais errático do que o habitual, cometendo erros graves que lhe custaram imensos pontos. Assim, a sua participação na série oficial acabou por desiludir todos aqueles que esperavam uma forte evolução esta época, com o 9º lugar final a saber claramente a derrota.
Paul Ricard Old: Dois 7ºs e um 8º lugares nas primeiras provas da época mostraram um Vicente ligeiramente melhor que na época anterior, embora ainda a cometer erros que causaram perdas de pontos. Contudo, um início dentro das expetativas.
Hungaroring: Um 8º, um 9º e um 11º lugares em mais uma jornada com diversos erros por parte de Vicente. Começava, na etapa em terras magiares, a adivinhar-se aquilo que viria a ocorrer em etapas seguintes.
Nürburgring Nordschleife: Um 7º, um 22º e um 29º foram o culminar das piores prestações de Vicente ao longo da temporada, com vários erros que, sobretudo numa pista longa e complicada como esta, se mostraram fatais para as suas aspirações numa boa classificação final.
Brno: Uma das melhores prestações do Vicente durante a época, com um 6º, um 7º e um 8º lugares. Contudo, mais uma vez, as prestações ficaram marcadas por erros que custaram lugares e pontos preciosos.
Vila Real: Dois 7ºs e um 12º lugar a correr em casa, na nossa sempre difícil pista de Vila Real. Não fosse o erro na 2ª corrida que atirou Vicente para fora do Top 10 e teria sido sem dúvida um fim de semana bem mais produtivo.
Spa-Francorchamps: um 7º, um 9º e um 11º lugares em mais uma jornada abaixo do esperado e das reais capacidades do piloto português. Erros em demasia que voltaram a custar pontos preciosos.
Assen: Numa pista que Vicente aprecia bastante, um 6º, um 8º e 10º lugares voltaram a saber a pouco. Mais pontos perdidos para os mais diretos rivais.
Monza: A par de Brno, esta foi a melhor jornada de Manuel Vicente, com três 7ºs lugares. Contudo, dada a performance do piloto ficou a clara sensação que podia claramente ter garantido aqui melhores resultados, pois apenas a falta de consistência nas últimas voltas impediu que alcançasse o 5º lugar.
Slovakiaring: Um 7º e dois 8ºs lugares, em mais uma jornada razoável de Vicente.
Barcelona: Mais uma vez com erros à mistura, o Vicente não foi além de um 7º, um 9º e um 10º lugares. Três prestações que ilustram bem a época abaixo do esperado protagonizada pelo piloto português.
Nas restantes séries, destaque para um 20º lugar no Luso-Brasileiro e um 18º no 15-way, ambos aquém do esperado.
Na próxima época Vicente deverá dar o salto para uma série mais competitiva, de forma a aprender e evoluir o rating. Embora não se esperem resultados de topo, Vicente já disse que espera surpreender com “um ou outro Top 5”, sem no entanto revelar em que série irá participar.