प्रेस प्रकाशनी - Introdução ao MRC - parte I
Introdução ao MRC - parte I
Esta semana estreia a Blazefp's Magazine versão portuguesa que lhes traz todas as novidades deste gestor na sua língua materna.
Para começar, convidámos, nada mais nada menos do que o gestor português mais bem sucedido na história do MyRacingCareer - Blazefp; e o seu piloto maravilha - Francisco Pires. Eles vão-nos responder a várias perguntas que, esperemos nós, ajudem os novos gestores a evoluir mais depressa.
INTRODUÇÃO (primeiros passos e piloto):
Blazefp's Magazine: Bom dia! Antes de mais queria agradecer aos dois por terem aceitado o nosso convite para esta entrevista.
Blazefp: Ora essa, eu próprio dei a ideia, convidei-me e aceitei [risos secos]
Francisco Pires: E eu quero manter o emprego [risinhos]
Blazefp's Magazine: Então, para começar, o que é que diriam a um gestor novo no negócio que não saiba bem o que fazer?
Blazefp: Bom, de início ele vai querer fazer o máximo de corridas. Quanto mais experiência tiver, mais vai conhecendo as pistas e mais dados vai ter para no futuro poder comparar estratégias. Não vão ser os melhores logo na primeira época, muito provavelmente na segunda também não e só na terceira é que podem conseguir começar a entender bem como gerir esta equipa. A paciência é uma virtude. Mesmo assim, é muito fácil evoluir neste ramo.
Cada um recruta os empregados que acha mais importantes, mas deve-se ter sempre a certeza que se consegue pagar a todos ou eles, pura e simplesmente, demitem-se. No início não devem ter dinheiro para muitos, é normal.
Blazefp's Magazine: E que piloto escolher de início?
Blazefp: Bom existem de facto características às quais devemos tomas mais atenção, mas eu definia bem primeiro se estou à procura de escolher um piloto para melhorar ao longo do tempo ou se quero ter sucesso aqui e agora. A primeira opção resulta num piloto melhor no auge da sua carreira, mas, naturalmente, demora mais tempo a apresentar resultados.
Se escolheram um piloto para o futuro, novo e inteligente, aconselho a focarem-se no seu treino. Podem não conseguir acabar muitas corridas devido a fracos mecânicos e engenheiros, mas se forem pacientes o piloto deve começar a render bastante cedo, trazendo melhores resultados e melhores patrocinadores com ele, possibilitando completar a equipa com os restantes funcionários. Os gestores de relações públicas também são importantes neste caso, se bem que um pouco caros.
Se optaram por um caminho mais rápido, com um piloto mais velho, mas mais veloz, aconselho a fazerem o contrário, começar pelos engenheiros para terem treinos produtivos, passarem pelos gestores de RP para aumentarem a carteira, seguidos de mecânicos que vos tiram tempo precioso de paragens na box e só depois os treinadores.
Tenham em atenção que não é necessário seguir estes rumos, apenas são os que eu considero mais eficazes. Que nada vos impeça de experimentar, até pode ser que tenham mais sucesso que este cromo aqui. Se tiverem mais azar, bom, nada melhor que aprender com os nossos próprios erros.
Francisco Pires: Já dizia o velho da montanha: "Information learned is more valuable than information given". Em português: "Informação aprendida é mais valiosa do que informação dada"
__________________________________________________________
E é com esta citação que concluímos a primeira parte desta entrevista. Para a semana falamos da evolução que devem dar ao piloto e em que séries o devem pôr.
Até lá, mantenham o pedal a fundo!