Lehdistötiedotteet - Acerto para a vitória (falando um pouco de setup)
Acerto para a vitória (falando um pouco de setup)
Um dos eventos mais fundamentais do MRC são os treinos livres e warm-ups, onde o objetivo principal do piloto é obter um bom setup para o carro. Não por acaso, um bom setup é meio caminho para a vitória.
Há várias coisas a fazer quanto aos setups, com base em alguns pressupostos básicos. Vejamos:
1) Quanto maior for o número de voltas que o seu piloto der em cada stint do treino livre (ou warm-up), melhor feedback terá para os ajustes.
Então, deve-se prestar muita atenção, em especial os novos jogadores, pois quando você inicia um treino livre, a máquina do jogo já tras definido o número de voltas como '5', mas geralmente pode-se fazer muito mais em várias pistas. O máximo é 40.
Lembre-se então de começar seu treino livre colocando '40' (voltas) no primeiro campo. O jogo retorna no campo Combustível quanto será gasto. Na F3, os tanques são de 52 litros. Se o combustível for maior que este, o seu piloto terá uma pane seca no meio da stint. Agora coloque '52' (litros) neste campo, que a máquina do jogo vai retornar no campo 'voltas' quantas voltas será possível fazer.
Feito isso, siga em frente com suas 6 stints.
Pistas onde se pode fazer 40 voltas por stint permitem obter ótimos setups. Já há pistas onde se consegue no máximo 15 ou até menos voltas, o que já torna o melhor ajuste mais difícil.
2) Ser o mais rápido no TL não é vantagem alguma.
Evidentemente, usando mais riscos, você fará um tempo melhor no TL. Mas isto é irrelevante na prática, pois você pode ganhar muito mais tempo com um melhor ajuste do carro. Há pistas em que pode-se ganhar até 10s de tempo de volta com um setup refinado.
Então, nos TL, a ordem é riscos mínimos para que seu piloto não cometa erros (o que fará você perder voltas e stints).
3) Lembre-se do warm-up!
Toda corrida segue o roteiro TL >> Qualify >> Warm-up >> Corrida. O warm-up é na prática uma 7ª stint que você DEVE utilizar sempre que possível para refinar ainda mais o setup.
Em séries personalizadas, privadas e tambéms nas corridas da categoria da temporada há 1 warm up antes de cada corrida, mesmo que não haja qualify entre a corrida 1 e corrida 2. Então, é uma 8ª stint para juste de setup.
4) Ajuda da equipe dos boxes.
Dentre os seus funcionários, os Mecânicos e Engenheiros de corrida tem habilidades que podem melhorar o feedback obtido nas stints de TL/WUp.
Sempre é bom contar com pelo menos 1 de cada destes tipos, lembrando sempre que é interessante contar com um mecânico que tenha um atributo secundário de Engenheiro de corrida e vice-versa.
5) Feeling do piloto.
Os atributos Técnicos do piloto, especialmente o óbvio atributo 'feedback', farão com que ele dê melhores retornos após suas voltas na pista. Mas de início, bons empregados (ver item 4) podem suprir essa deficiência.
6) Setups anteriores.
Os setups são parecidos para uma determinada pista entre vários pilotos diferentes, mas eles podem ser diferentes sutilmente (ou não) para determinadas peças do carro mesmo para o mesmo piloto entre duas corridas diferentes na mesma pista.
Ainda assim, em especial para aquelas pistas que permitem menor número de voltas por stint de treino livre, é muito importante ter registros de setups anteriores para se partir pelo menos de uma média aproximada e fazer um ajuste fino.
Dentre os diferentes parâmetros de ajuste, as asas e o câmbio são os que são melhores ajustados (variam menos) quando se está usando uma média de setups. Já as demais peças podem variar de forma mais ampla.
Bons ajustes!
P.S.: você tem interesse em participar de um grupo de gerentes que compartilha setups arquivados em uma planilha única com mais de 2.500 ajustes já gravados? Entre em contato.