Δελτία Τύπου - Fabrício Cruz - Resumo da sua Carreira
Fabrício Cruz - Resumo da sua Carreira
Após 15 épocas de carreira em monolugares, Fabrício Cruz terminou a sua carreira. Neste artigo iremos dar uma olhadela na sua carreira e os seus altos e baixos.
A carreira do Fabrício começou de uma forma algo casual onde ele concentrou-se sobretudo em aprender e melhorar uma larga variedade de capacidades com o objectivo principal de melhorar o seu andamento gradualmente. Foi uma abordagem que deu bons resultados nas primeiras épocas se considerarmos a sua juventude, o seu primeiro pódio foi conseguido em Monza durante a primeira época da F3 Mediterrânea e depois uma época mais tarde conseguiu a sua primeira vitória também em Monza. Dado o seu bom início chegou a hora de evoluir e então juntou-se à F2 África onde conseguiu o seu melhor resultado até esse momento com 8 pódios e um 3º lugar no final da época.
Depois disto chegou o período mais complicado da sua carreira em que a abordagem inicial começou a mostrar as suas limitações, uma época na F2 África que terminou em 9º e depois duas épocas na F2 Europe que se saldaram num 11º e um 12º lugar, este último o ponto mais baixo da sua carreira em que Fabrício não conseguiu conquistar qualquer pódio.
Depois veio uma fase de crescimento graças a uma mudança no método de desenvolvimento das suas capacidades, começou com um 6º lugar na F2 Europe, depois veio um 3º na F2 Asia com duas vitórias em Yas Marina e Okayama em condições de chuva intensa, condições essas que iriam tornar-se uma das suas especialidades. A época seguinte saldou-se por um bom 2º lugar na F2 Europe após conseguir vencer uma batalha intensa contra Marcos Afonso e Jonas Gudas.
Na 10ª época conseguiu o seu primeiro título graças à vitória na Indy Junior USA com 5 vitórias e 8 poles, esta mais uma das suas especialidades, esta foi uma época difícil em que lutou durante toda a época contra Nairod Essartal, Kala Vees e Luigi Capeta mas acabou por terminar à frente graças em grande parte às suas boas performances nas pistas convencionais e resultados consistentes nas outras corridas.
A 11ª foi a primeira a nível mundial e foi também uma época bem sucedida com um 3º lugar final na F2 World e 3 vitórias em corridas, uma em SIlverstone e uma dupla vitória em Spa-Francorchamps, pista que foi claramente a sua favorita nas épocas da F2 World. Nesta época, o Fabrício voltou a enfrentar Jonas Gudas mas desta vez o Fabrício não conseguiu derrotar o seu adversário em grande parte devido a uma segunda metade da época terrível.
Depois veio o título na F2 World onde conseguiu vencer 6 corridas, novamente 1 em Silversone, dupla vitória em Spa-Francorchamps, dupla vitória em Paul Ricard e uma única vitória em Durban. Nesta época foi parte de uma luta incrível com Angela Merkel até que esta terminou repentinamente a sua carreira algumas semanas antes do final da época e com isso selou o resultado do campeonato, mesmo assim foi uma batalha brilhante enquanto durou.
A fase seguinte da carreira do Fabrício foi a das suas três épocas na Fórmula 1, obviamente dado que a sua equipa(WAR) não dispunha de um carro capaz de lutar regularmente por vitórias e pontos, os objectivos tiveram de ser alterados para sobretudo ajudar a equipa em todas as formas possíveis e pensar nos resultados prova-a-prova.
O objectivo da primeira época foi sobretudo aprender tudo sobre a F1, os melhores resultados foram um 15º lugar no Grande Prémio de Espanha e um 16º lugar no GP dos EUA. A segunda época trouxe melhores resultados com um 11º lugar no GP dos EUA após uma grande corrida onde o Fabrício aproveitou uma boa jogada estratégica para se colocar em contenção por um lugar pontuáveis, infelizmente o sonho de pontuar terminou a 6 voltas do fim quando foi ultrapassado por um piloto mais rápido.
A 3ª época da Fórmula 1 foi a mais bem sucedida, logo na 3ª corrida da época em Shanghai, o Fabrício finalmente conseguiu o seu merecido ponto graças em grande parte com uma estratégia bem planeada mas também devido ao tempo instável que afligiu aquela região naquele dia! O resto da época foi mais difícil mas existiram alguns resultados interessantes como o 14º lugar na Hungria e o 15º lugar na última corrida da época.
Agora o Fabrício Cruz irá dedicar-se a ensinar e ajudar a gerir a carreira do seu irmão mais novo e quem sabe voltará um dia quando o MRC implementar corridas para pilotos reformados!
Aqui estão os principais sucessos da sua carreira:
- Título na Formula 2 World e 3º lugar final
- Título na Indy Junior USA
- 3 Épocas na Fórmula 1 com um ponto conquistado
- 3 Top 3 em séries F2 Continentais
- 3 participações na Taça das Nações com um 18º lugar como melhor resultado e 8 pódios
- 3 participações no Troféu dos Campeões com um 17º lugar como melhor resultado
- 13 Séries Personalizadas conquistadas
- 3 títulos na WAR Fan Championship
- 4 títulos no Campeonato Luso-Brasileiro
- Melhor piloto português durante mais de 4 épocas