Pressemitteilungen - Patrício Cruz Termina Carreira
Patrício Cruz Termina Carreira
Após 17 épocas de grandes lutas, vitórias e derrotas também, Patrício Cruz termina a sua carreira em alta com o título no WTCS.
Aqui está um resumo da carreira do Patrício:
Série Oficiais
S16-S23 - Não houveram títulos durante a fase de crescimento da carreira do Patrício mas foram conseguidos alguns pódios, primeiro na F3 Mediterrânica e Ásia, depois na F2 Ásia e África.
S24 - Primeiro título na Indy Jr Internacional, foi uma vitória relativamente simples. O Adam Haspra terminou a época em 2º lugar a apenas 11 pontos mas foi uma diferença controlada após o Patrício ter conseguido uma grande liderança durante a parte intermédia da época.
S25 - Após o primeiro título na Indy Jr Internacional, o Patrício fez a sua primeira época no DTWS mas ainda era demasiado cedo para poder lutar pelo título, no final o Patrício lutou contra o Bruno Correa pela posição de melhor dos outros atrás do Zakrajsek e Doucet que tinham muito melhores atributos nessa altura. O Bruno terminou em 3º à frente do Patrício em 4º.
S26 - A primeira batalha numa série de nível mundial, o Patrício Cruz decidiu desafiar o Franciszek Bum que detinha o título na F2 World. Foi uma grande época mas no final Bum tinha a vantagem graças a uma época sem erros com 20 corridas terminadas no top 10. Um ponto alto da época foi o recorde da pista de Hungaroring em F2 que o Patrício ainda detém.
S27 - Primeiro título no DTWS contra o veterano Jaroslav Kadeřábek Jr. Uma excelente 2ª parte da época deu o título ao Patrício por apenas 2 pontos.
S28 - Após o título no DTWS, o Patrício decidiu atacar a série mais cotada, a Indy Series. Uma vez mais foi uma luta serrada, desta vez contra Sergey Sidorskiy, no final o Patrício venceu por um único ponto.
S29 - O desafio seguinte foi tentar vencer o DTWS novamente mas desta vez com um Audi. O Patrício teve de defrontar o Thor Viking e após 20 corridas ficou a apenas um ponto do título. Foram conquistadas 7 pole positions mas apenas 4 vitórias em corrida, havia claramente margem para melhorar.
S30 - Está época fui a parte 2 da época anterior, uma vez mais Thor Viking foi o adversário. Após uma primeira metade da época em que apenas ganhou uma corrida enquanto que Thor ganhou 5 corridas, o Patrício deu a volta ganhando 5 das últimas 10 corridas, terminou no 2º lugar em outras 4 corridas e em 3º na outra, uma incrível segunda metade da época que deu ao Patrício o seu 2º título no DTWS!
S31 - A primeira época do Patrício na F1. Não foi uma grande época, não só coincidiu com um período difícil para a WAR mas além disso, os resultados atingidos pelo Patrício foram inferiores ao que o carro permitia. A razão principal foi o sistema de qualificação da F1, tínhamos apenas algumas poucas corridas em que o Patrício podia brilhar mas não conseguiu qualificações limpas durante a maior parte dessas corridas decisivas. Mesmo assim o resultado foi suficiente para a WAR conseguir o seu objectivo nessa época.
S32 - A WAR não construiu chassis para esta época e portanto o objectivo era apenas terminar corridas, no final o Patrício foi o melhor dos pilotos em igual circunstancia graças a um bom resultado no Grande Prémio do Mónaco.
S33 - A nossa última época, um dos objectivos era recolher dados para épocas futuras em carros TCS mas o título era também um objectivo. Apesar da diferença final ser relativamente grande, 49 pontos sobre Gustav Zatáčka, a verdade é que durante grande parte da época as diferenças foram mínimas, só nas últimas 6 corridas é que o Patrício conseguiu dilatar a vantagem.
Grandes Rivais
Tiago B. Tejo - O Tiago foi o maior rival do Patrício durante a fase inicial da sua carreira. Ambos os pilotos tiveram as suas vitórias mas o Tejo foi mais frequentemente o vencedor até que ambos chegaram aos 25 anos e o foco inicial do Patrício em capacidades pessoais começou a fazer a a diferença. O gestor do Tiago também perdeu algum interesse no MRC o que também ajudou.
Roger Relâmpago - Quando uma batalha terminava, outra começava, o Roger foi criado apenas algumas semanas após o Patrício mas só começou realmente a “incomodar” o Patrício aos 23 anos, a partir desse momento estes pilotos lutaram constantemente nas muitas competições que fizeram juntos, uma luta que iria durar até ao fim das suas carreiras!
Bruno Correa - História semelhante à do Roger mas como o Bruno era menos regular nas competições da WAR, as grandes batalhas aconteceram no Campeonato Luso-Brasileiro onde o Patrício ganhou mais vezes mas verdade seja dita, quando o Bruno ganhou, dominou totalmente a concorrência.
António Monteiro - O António foi talvez o rival mais difícil de todos, o Patrício conseguiu batê-lo ocasionalmente, precisamente no WAR-FC com 28 anos e depois uma época mais tarde no Luso-Brasileiro mas em ambos os casos o António deu a volta e reconquistou os títulos na época seguinte. Uma prova da grande capacidade do gestor do António é que este foi um dos pilotos que o Patrício só conseguiu bater regularmente após superá-lo em capacidade pura, algo que aconteceu aproximadamente quando o António atingiu os 33 anos e o Patrício os 31.
Palmarés
Piloto português melhor cotado durante 3,5 épocas.
3º piloto melhor cotado a certa altura.
Séries Oficiais
1 Título no Campeonato Indy
2 Títulos no DTWS, um com BMW, outro com Audi.
1 Título no WTCS
1 Título na Indy Jr Internacional
Pódios em Séries Oficiais
2º lugar no DTWS (perdido para Thor Viking)
2º lugar na F2 World (perdido para Franciszek Bum)
2º lugar na F2 Africa (com 25 anos)
2º lugar na F3 Asia (com 21 anos)
2º lugar na F3 Mediterranean (com 20 anos)
3º lugar na F2 Asia (com 24 anos)
Carreira na F1
15º lugar na época 31, melhor resultado um 5º lugar em Sakhir.
25º lugar na época 32, melhor resultado um 19º lugar em Monte Carlo.
Taça das Nações
2x 3º lugar na classe sénior (S31 e S32)
11º lugar da geral (S31)
4º lugar na classe Sub-21 (S19)
5x Top-20 da geral
Troféu dos Campeões
4º lugar na S29
4 Top-10 em 6 participações
Outros Títulos
4 WAR Fan Championship
3 WAR Super Cup
3 Campeonatos Luso-Brasileiro
3 Campeonatos Português F3
2 WAR Fan Championship, Sub-21
15 Séries Personalizadas
6 Séries Privadas
Futuro
E é tudo na carreira do Patrício Cruz, ele será sucedido pelo seu sobrinho Maurício Cruz. O nosso objectivo será construir um piloto ainda melhor em capacidades e depois esperamos conseguir ainda melhores resultados, mas acima de tudo, travar novas batalhas contra outros grandes pilotos!