Nova Temporada - Alterações na Fórmula 1
Nova Temporada - Alterações na Fórmula 1
Após uma análise feita na atual situação da Fórmula 1 nós decidimos fazer algumas alterações com os fornecedores. Modificamos dramaticamente os preços e a qualidade, e esperamos estratégias de construção de motores mais diversificadas por parte das equipes. Leia mais sobre isto neste artigo para entender as razões e as futuras consequências.
Então, o que fizemos?
Em primeiro lugar, como vocês já sabem a partir da 35ª temporada haverá uma nova regra para os motores, portanto todas as equipes devem comprar um motor de um fornecedor ou construir um motor próprio. Logo, é um bom momento para fazermos algumas mudanças.
Alteramos a qualidade dos melhores fornecedores para quase 95% e também subimos o seu preço. Este motor seria o 7º melhor motor da frota da F1 na temporada passada, portanto o uso de motores de fornecedores passa a ser relevante para as equipes.
Por outro lado o preço dos motores subiu bastante! Assumindo que o motor dura 6 temporadas, o uso do motor de topo custaria 46.2M. Apenas 4 equipes gastaram mais do que isso para construir o seu motor atual.
Se for para 7 temporadas o custo seria de 53.9; o que seria um pouco mais do que uma das equipes gastou para construir o seu motor atual.
Claro que o cara ou coroa decidirá quantas temporadas de uso os motores terão, portanto pode ser um risco para as equipes escolher a estratégia a seguir.
ATUALIZAÇÃO: O preço dos fornecedores de motor será diminuído a um desconto de 35% para uma 7ª temporada (apenas preço de produção)... Logo, enquanto as equipes que construírem o seu próprio motor pagarão cerca de 3.3 ou 4.4 de manutenção anual pelo departamento de motores, ao usar um dos top 2 fornecedores de motor custarão entre 5.005M ou 4.42M.
O segundo melhor fornecedor de motores seria apenas um pouco pior e significativamente mais barato. A qualidade desse motor será melhor do que 3 motores em uso atualmente, mas por outro lado seria o 3º mais barato.
Os outros fornecedores de motores forneceriam motores piores que todas as equipes têm neste momento, mas em termos financeiros permitiria uma poupança interessante. Usando esse dinheiro em partes aerodinâmicas, poderia resultar em um carro competitivo.
Não esperem muitas alterações no desenvolvimento do novo motor.
A segunda mudança será na qualidade e preço para os fornecedores de peças que não podem ser construídas pela equipe. O pior fornecedor terá uma qualidade de 90%, o que significa que se a equipe se esquecer de assinar com os fornecedores, a opção mais barata dos mesmos será comprada, logo não será uma desvantagem tão dramática e a frustração dos gestores de equipe não será tão grande. Acreditamos também que faz sentido para as equipes pensarem se é ou não boa ideia assinar com fornecedores mais baratos para pouparem dinheiro para o desenvolvimento de outras peças.
Nós acreditamos que construir o próprio motor ainda é a melhor opção para equipes que o conseguem fazer de forma eficaz, e também é a melhor opção para o caso de ser um motor para ser usado durante 7 temporadas. Especialmente quando os mesmos estiverem prontos. Mas para algumas equipas, talvez seria melhor o uso do motor de fornecedor...
Boa sorte com a sua decisão!
Übersetzer: jeansapia