Pressemeddelelser - Pedro Monteiro: "É uma sensação brutal!"
Pedro Monteiro: "É uma sensação brutal!"
A primeira etapa da Série Portuguesa de F3 foi pródiga em novidades, como o pódio de Pedro Monteiro na sua estreia oficial ou José Pedro Lamy com o 3º lugar na qualificação. Na passada sexta-feira (14), Oli Clark demonstrou a superioridade que se tinha feito sentir dois dias antes quando assegurou a 2ª pole position da sua carreira. O vencedor da última corrida no Estoril foi Tino Landeira, seguido de Ozzy Speedy e o nosso português Pedro Monteiro a fechar o pódio.
Tino Landeira, vencedor da prova inaugural desta temporada, admitiu que “começar a época com uma vitória é inacreditável, na corrida tudo me correu perfeitamente, com o consumo bem controlado. Contudo, sabemos também que há algum trabalho a fazer, nas últimas 5 voltas cometi 3 erros que me poderiam ter custado a vitória mas ainda assim consegui ficar a 18 segundos do Speedy, o que é bastante positivo”.
Já Pedro Lamy abandonou com problemas. Segundo o piloto português, “foi erro meu, deixei as rodas patinar muito e dei um pião e embati no muro”. Lamy assegurou que “podemos reparar o monolugar antes de irmos ao Algarve na próxima semana”, mas lamentou o incidente, que “adiciona um pouco de trabalho à equipa, infelizmente”. Na quarta-feira as coisas também não correram bem para o nosso piloto mais novo quando colidiu com a unidade motriz de Rui Rodrigues na 11ª volta. "Enquanto não mudarem as regras e introduzirem penalizações... Não há nada a fazer, há muito trabalho pela frente, muitas etapas e perfeitamente possível ganhar a Série".
A um dia da qualificação no Algarve para a 2ª etapa da Série Portuguesa F3 da 8ª época, Pedro Monteiro mostra-se confiante e naturalmente contente com os resultados da semana passada. Estreou-se no Estoril com um pódio, entrando para o restrito grupo de pilotos que o conseguiram ao longo da história.
P: Pedro, depois da qualificação não sonharia com um pódio – e aqui está!
Pedro Monteiro: É fantástico, não é? Quase não consigo arranjar palavras para expressar o que sinto. De alguma forma, é um pouco surreal fazer a primeira corrida de F3 e terminar em 3º. O apoio dos fãs é completamente esmagador, estou muito contente com este pódio!
P: Esteve muito perto de conseguir o 2º lugar. Se não fosse a poupança de combustível, pensa que teria sido possível manter e terminar nessa posição?
PM: Não tinha problemas com o consumo de combustível. Estava calculado para acabar a prova sem ter de reduzir o ritmo e a verdade é que o Ozzy não estava a pressionar-me. A dada altura na penúltima volta olhei pelo retrovisor e não o vi mais. Mas cometi um grande erro e perdi alguns segundos importantes.
P: A próxima corrida será no Algarve, uma pista que pouco conhece...
PM: Também pouco conhecia o Estoril. Do que sei, o Algarve deverá ser mais um pouco mais complicado – assim espero. Se vamos ter o mesmo ritmo que tivemos, ninguém sabe.
P: E em relação aos seus oponentes?
PM: Sinceramente os resultados são enganadores. O Lamy, por exemplo, se não fosse o Rui a colidir contra ele teria largado numa melhor posição na segunda corrida e seria um enorme concorrente ao pódio. Ainda falta muito campeonato e eles não estão a dormir, vão melhorar bastante. Por isso não me posso conformar com estes resultados. Apesar de ser novo como eu, o Lamy veio directamente dos karts para a Série Nacional e é, sem dúvida, juntamente com o Clark, um dos grandes pretendentes ao pódio final.
E assim fica registado. Amanhã, quarta-feira (18) não se esqueçam, qualificação no Algarve. Primeira prova na sexta-feira (20) e segunda corrida domingo (22). Tudo às 18:00 (GMT), na RTP1.