Comunicats de Premsa - [F1] WAR - Época 19 e Além
[F1] WAR - Época 19 e Além
A temporada 19 começou com um moderado otimismo para a Windsor Alliance Racing, as novas regras para as caixas de câmbio que entraram em vigor significaram que podíamos melhorar uma das peças em que tínhamos uma grande margem para tal, mas claro que todos tiveram a mesma oportunidade para melhorar os seus carros! A nossa dupla de pilotos foi também nova com o Johnny da Costa Jr que permaneceu após temporada de estreia na equipe e o José Pedro Lamy que finalmente juntou-se a equipe que o seu gestor ajudou a fundar!
A primeira corrida em Melbourne serviu para afastar quaisquer dúvidas que algum de nós pudesse ter acerca da nossa competitividade na temporada, o JP Lamy simplesmente conquistou o nosso primeiro pódio desde a temporada 9, primeira em que a F1 foi disputada! Após este resultado Lamy continuou em grande forma pontuando na maior parte das corridas e acumulando, em grande estilo, uma bela quantia de pontos. Por outro lado, Da Costa não teve tanta sorte, por várias vezes deu azar durante as qualificações o que comprometeu seriamente os seus resultados, ainda assim melhorou o resultado da sua temporada anterior. O ponto alto veio na 16ª corrida em Suzuka onde conseguimos o melhor resultado na história do nosso time, num clima extremamente instável, o JP Lamy interpretou perfeitamente as condições meteorológicas e terminou a corrida em 2º lugar enquanto que o Johnny sofreu com essas condições mas ainda assim terminou num respeitável 7º lugar. Este foi o nosso melhor resultado coletivo na história e também o melhor para um de nossos pilotos.
Com estes resultados, não dá para negar que a temporada foi brilhante, o JP Lamy conquistou o maior número de pontos que um piloto da WAR alguma vez conseguiu numa temporada e o total de pontos da equipe ficou a apenas 8 pontos da pontuação conseguida na nossa primeira temporada na F1, seguramente algo que teremos de retificar em breve! Os nossos resultados foram suficientes para terminar o campeonato de construtores no 7º lugar, uma clara evolução quando comparada com o 10º lugar da temporada anterior.
Tivemos uma conversa com os nosso pilotos acerca da última temporada e o futuro, aqui está o que eles disseram:
José Pedro Lamy comentou:
"A temporada 19 foi claramente uma temporada para não esquecer, após a minha estreia não muito bem sucedida na F1 há 2 temporadas, não me sentia tão confiante principalmente considerando que a WAR não é uma equipe do top 5 (ainda) mas logo na primeira corrida ficou claro que a F1 não era o mesmo esporte que costumava ser, no bom sentido claro.
Estava esperando algo em torno do 13º, tinha de ser realista com o carro que dispunha e portanto estar no top 10 seria por si uma grande vitória, mas o que me deixa mesmo satisfeito é a equipe, grandes mentes a estão gerindo e sei que demorou o tempo necessário mas os seus esforços estão finalmente dando frutos. Acredito que é apenas uma questão de tempo até começarmos a lutar por pódios porque, lembrem-se do que digo, iremos lá chegar. O meu gestor disse uma vez, antes da sua saída, que a WAR atingiu o fundo do poço, mas que ia dar a volta por cima, e aqui estamos nós com mais de 100 pontos. Na próxima temporada espero ultrapassar esse número, o carro vai ser mais rápido portanto não há desculpas."
Johnny da Costa Jr acerca desta época:
"Bem… Tenho de ser honesto e dizer que apesar de ter tido a minha melhor temporada na F1 em termos de pontuação, sinto que devia ter feito melhor, a equipe me deu um carro muito melhor para trabalhar comparado com a temporada passada e o meu companheiro conquistou 3x mais pontos do que eu, portanto de certa forma não foi meu melhor ano na F1 apesar dos pontos poderem dizer o contrário, em termos de performance podia e certamente devia ter feito melhor."
E a próxima época:
"Pessoalmente espero ter uma temporada melhor, sei que é possível, mas o resto do pessoal não está lá para facilitar, tal como não estou lá para lhes facilitar a vida, no final de contas vamos fazer as contas e ver se fui capaz de produzir mais do que esta temporada!”
Olhando para a temporada 20, a Windsor vai manter a mesma dupla de pilotos que foi tão bem sucedida mas com certeza os nossos adversários não estão parados portanto temos a certeza que não será fácil repetir uma performance deste nível, mas podem ter a certeza que vamos dar o nosso máximo para fazê-lo acontecer!
Gostaríamos de agradecer não só aos nossos pilotos pela temporada brilhante, mas também ao Micos, Nightstalker, RicardoEvaristo e outros por nos terem ajudado a atingir o limite das doações. Você também pode nos ajudar doando pontos de voto durante a temporada e também doando dinheiro do MRC durante a última semana da época.
Iremos uma vez mais realizar o WAR Voting Points Fan Contest em que os 3 gestores que efetuarem mais doações de pontos de voto receberão moedas! Visite o nosso fórum de fãs em windsorfans.proboards.com para mais informações e consulte também as nossas outras atividades como o WAR Fan Championship, campeonato de F3 para os nossos fãs que ocorre durante a temporada e o WAR Super-Cup que ocorre nas últimas semanas da temporada.